O crescimento sustentável e saudável de uma empresa vai muito além do conhecimento técnico dos colaboradores. Eles precisam estar preparados psicologicamente para lidar com as situações de impacto emocional também. E as organizações devem estar prontas para oferecer o suporte necessário nesses momentos.
Já foi o tempo de ignorar as questões relacionadas à saúde mental e equilíbrio emocional. Mais do que nunca, é preciso falar sobre isso e entender como essa esfera da vida é capaz de impactar o bem-estar e o trabalho das pessoas.
O impacto emocional diz respeito aos efeitos emocionais que uma situação pode ter na vida de uma pessoa. Está relacionado, portanto, a entender como algo ou alguém faz um indivíduo se sentir, ou seja, qual é o impacto que determinada situação pode ter no seu bem-estar emocional.
O mundo passou por uma transformação radical nos últimos anos. A inteligência artificial, a robótica, a automação e a transformação tecnológica são a bola da vez que desencadeou transformações nas relações profissionais e pessoais.
Mas, se por um lado o mercado de trabalho precisa de profissionais atualizados e digitalizados, por outro empresas estão percebendo que precisam de colaboradores com habilidades que vão muito além da técnica e, é preciso dar atenção para as competências emocionais.
- Burnout
- Estresse
- Depressão
- Ansiedade
- …
Esses são os problemas atuais que enfrentamos antes, durante e após a pandemia. Profissionais estão saindo das empresas não apenas por não identificação de cultura, por liderança ruim ou questões salariais, mas porque precisam se reconectar com seu propósito, ter uma melhor saúde mental e se reposicionar em sua essência.
Mas para quem fica, desenvolver uma equipe de alta performance (corpo, mente e espírito) é um desafio atual que não vai deixar de existir na próxima década. E o papel dos líderes é fundamental para que o capital humano alcance esse patamar, principalmente em um cenário complicado e competitivo como o atual.
A importância dos treinamentos comportamentais

O Treinamento de Alto Impacto tem o poder de mobilizar sentimentos, emoções e influenciar de maneira muito positiva o pensamento das pessoas, ressignificando contextos de vida, carreira para uma vida com mais sentido.
Esse modelo de treinamento utiliza estratégias baseadas em como o cérebro humano codifica, processa, armazena e lembra informações adquiridas em curto, médio e longo prazo.
Os treinamentos comportamentais de alto impacto emocional têm a sua fundamentação e raiz na neurociência, programação neurolinguística e psicologia positiva.
Algumas dinâmicas são usadas como metáforas como quebra de placa, glasswalking (andar sobre vidros), farewalking (andar sobre o fogo), fallback, passeio cego entre outros, o glass ou o fire por exemplo é uma dinâmica muito poderosa mas não é passar no vidro ou andar no fogo que transforma, esse metáfora é uma forma de que o profissional consiga vencer seus medos e consiga entender que a jornada em nossa vida é passo a passo, quando feito com um excelente filtro (uma história que conecta com seu aluno) e uma boa indução que coloca o aluno no estado emocional que vai conectar com esse sentimento que ele precisa superar.
Aplicar o treinamento de Alto Impacto

Quando aplicado o treinamento de Alto Impacto, conseguimos trabalhar nos alunos a sua camada de desenvolvimento mais profunda e transformadora, a mente. Ou seja, trabalhamos as pessoas de dentro pra fora.
Sentir o processo antes de qualquer aplicação de metodologia dará a excelência necessária para a transformação dos clientes. Mais como assim?
O que quero dizer que eu experienciei essa formação em 2020 e foi uma das melhores formações de desenvolvimento humano que participei e gostei tanto que hoje sou um treinador de Alto Impacto, e só poderia me considerar um profissional após a minha transformação.
Pude compreender que o treinador só é capaz de ir no seu aluno, até onde foi nele mesmo. Além disso pude perceber que Ego não existe neste processo e que a responsabilidade, congruência e ética são a base fundamental para a segurança física e mental do aluno.
É preciso respeitar e conhecer os métodos, o passo a passo, seja com métricas ou de forma intuitiva, para manter o seu aluno no centro de força do início ao fim.
Estimulos externos ou internos do nosso cotidiano influenciam e geram crenças, que geraram impactos emocionais. Imagina um líder que gera um trauma em profissional ou um problema familiar ou pessoal critico, esse processo gera pensamentos que vai afastar a pessoa de uma vida ou carreira extraordinária que ela poderia viver.
Os treinamentos convencionais do cotidiano das organizações irão continuar e são extremamente importantes, o que trago nessa matéria é que o desenvolvimento é amplo e cabe a cada empresa ou instituição usar o modelo ideal para apoiar não só o crescimento de uma organização, mas o ser humano, Coaching, PNL, terapias, treinamentos experienciais, mentoria todos tem seu propósito como o treinamento comportamental base dessa matéria.