Para falar sobre trabalhar em Genebra, na Suíça, convidámos Ivan Almada, Talent Acquisition Manager, para partilhar a sua experiência. Foram 10 anos de trabalho em Genebra que terminaram em 2019, quando decidiu voltar para voltar a Portugal, para a cidade onde nasceu e cresceu, Setúbal. Ainda
Como é trabalhar em Genebra (Suíça) por Ivan Almada
Resumidamente, como acabou a trabalhar em Genebra?
Em 2008 não haviam muitas oportunidades em Portugal. Surgiu uma oportunidade em Genebra numa área diferente e desta forma emigrei.
Como avalia a sua experiência?
Actualmente, já não me encontro em Genebra, no entanto a minha experiência de vida e progressão de carreira foram extremamente positivas.
Que aspectos mais positivos destaca quanto à forma como o trabalho em Genebra é vivido?
Pessoalmente, destaco:
- Transparência nos objetivos e responsabilidades do colaborador e do empregador.
- Trabalhar, tendo a noção de que se a performance for má pode resultar em despedimento, leva a um maior foco.
- Esta “flexibilidade” responsabiliza também o empregador a tratar da melhor forma possível o colaborador e a bem definir os objetivos do posto, afinal um processo de recrutamento e on-boarding de um colaborador, representam investimento de tempo e dinheiro.
- Também o trabalho é encarado de forma extremamente exigente e profissional, os objetivos, por norma, são altos/exigentes.
E mais negativos?
Sem dúvida uma cultura de trabalho mais stressante. A exigência e objetivos da empresa, que acabam por ser transmitidos ao colaborador, transformam a nossa forma de estar. Tornamo-nos mais exigentes connosco e com os outros, os nossos objetivos de carreira/progressão tornam-se mais claros e exigentes.
E o que é que mais lhe surpreendeu?
A exigência do mercado, seja em que área for, em Genebra (na Suíça em geral) o nível de exigência é elevadíssimo.
Que conselhos daria a outros profissionais que estão a considerar um trabalho em Genebra?
Preparem-se para uma experiência fantástica, numa cidade multicultural. Vão aprender, evoluir e transpirar muito.