As políticas de benefícios extra-salariais são cada vez mais valorizadas pelos candidatos e empresas. Para as empresas, os beneficios extra-salariais são uma excelente forma de manter colaboradores, ao mesmo tempo que permitem captar talento. E, em alguns casos, representam também um custo mais reduzido para as empresas.
Os trabalhadores estão cada vez mais qualificados e com mais poder de escolha, dependendo das áreas. Estão mais conscientes do estilo de vida que desejam e mais determinados a encontrar o equilíbrio perfeito entre a vida pessoal e a profissional. O valor do salário torna-se um pormenor, especialmente se for idêntico em várias empresas, para a mesma função.
Desta forma, uma empresa que ofereça benefícios extra-salariais poderá captar e manter profissionais com mais qualificações, em detrimento de outras.
No sentido de acompanhar esta tendência de mercado, que passa pelo desejo de uma melhor qualidade de vida, muitas empresas optam por seguir este caminho, com uma oferta ampla de benefícios extrassalariais. Ainda assim, importa perceber se estes benefícios vão ao encontro daquilo que os trabalhadores procuram e fazem sentido para o seu estilo de vida.
Em que consistem os benefícios extra-salariais?
Resumidamente, e tal como o próprio nome indica, constituem um pacote de vantagens para além da remuneração fixa e que têm como objetivo a melhoria das condições de vida dos trabalhadores.
Benefícios e compensações mais atribuídos pelas empresas:
No que diz respeito a retribuições e compensações, estas incluem vales ou cheques específicos. O exemplo mais comum é o chamado vale-refeição, mas também são commumente utilizados os vales-transporte ou os cheques-infância.
Também já está amplamente difundida em Portugal, por exemplo, a atribuição de telemóvel, computador ou carro da empresa.
Mas este tipo de benefícios vai muito além destes citados. Segundo dados apurados em 2019, em Portugal, os benefícios mais concedidos incluíam:
- Seguros de acidentes pessoais, vida ou saúde;
- Dias extra de férias;
- Comparticipação de despesas de educação;
- Cedência de automóvel;
- Atribuição de telemóvel ou computador, para uso profissional e/ou pessoal;
- Atribuição férias remuneradas no dia de aniversário;
- Cartões ou vales de refeição;
- Planos de pensões;
- Condições preferenciais em vários serviços como ginásios, óticas ou comércio, para dar apenas alguns exemplos.
Somados a estes benefícios, há também empresas que atribuem um prémio aos trabalhadores, que pode ser em cartão, dinheiro, bens ou serviços.
As compensações e benefícios extra-salariais mais desejadas em Portugal
Os últimos anos ditaram uma tendência no que diz respeito a este tipo de benefícios, nomeadamente após a pandemia Covid-19. Hoje em dia, a flexibilidade, a qualidade de vida e a poupança são factores vistos com outros olhos pela maioria dos trabalhadores. Tal acaba por reforçar a necessidade das empresas apresentarem propostas de salário emocional mais atractivas e que vão ao encontro das necessidades de cada colaborador.
Cada vez mais o trabalho híbrido ou totalmente remoto é uma mais-valia, pois permite melhor qualidade de vida, assim como uma maior flexibilidade de horários e poupança diária em deslocações, por exemplo.
As gerações mais jovens são as que procuram mais este tipo de versatilidade, seguindo a jornada de trabalho de uma forma muito mais flexível.
Apesar de se poder pensar o contrário, a verdade é que, segundo o Guia do Mercado Laboral 2020, 61% dos trabalhadores valorizavam bastante a formação e certificação. Fará sentido, na medida em que este tipo de certificação profissional é a alavanca para uma progressão de carreira.
Mas o benefício mais desejado pela grande parte dos trabalhadores, 78% segundo dados do jornal Expresso, é a disponibilização de um seguro de saúde. É um tipo de benefício que facilita a poupança, dado o valor de consultas e tratamentos na medicina privada e, simultaneamente, promove a qualidade de vida dos colaboradores e do seu agregado familiar.
Com o ingresso de gerações cada vez mais jovens no mercado de trabalho, com outras prioridades ao nível do equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho, há outro tipo de benefícios que começam a ganhar cada vez mais destaque. São estes as mensalidades em ginásios, actividades como natação, ioga, meditação ou acompanhamento psicológico.
E, para as empresas mais ligadas à área da tecnologia, smartphones ou até mensalidades em plataformas de streaming são um investimento valorizado pelos trabalhadores.
Há já alguns anos que o ordenado não constitui o factor decisivo na altura de escolher uma empresa no mercado de trabalho. É a felicidade dos colaboradores. E um trabalhador feliz, mantém-se na empresa. Esta é a “nova” forma de manter o talento e a qualificação dentro da organização.
Claro que os objetivos e o estilo de vida dos colaboradores são diferentes e o benefício que é de extrema importância para uns, não o é para outros.
Para os colaboradores:
Como pode, então, uma empresa acautelar compensações flexíveis que cada um dos seus colaboradores valorize, com a diversidade que existe no mercado de trabalho, ao nível de estilos de vida? Criando uma oferta de benefícios diversos, que serão atribuídos aos trabalhadores de acordo com as preferências individuais de cada um.
Caso esteja no mercado de trabalho, conhecer estas políticas de benefícios poderá ser um fator importante na altura de fazer uma escolha. Vamos supor que tem propostas de duas empresas, com ordenados semelhantes. Informe-se e veja se os benefícios extra-salariais de uma e de outra farão a diferença no seu dia-a-dia.