O índice de insatisfação e infelicidade no trabalho está alto e diante disso, muitos profissionais tem o desejo de realizar uma transição de carreira. Mas nem sempre o descontentamento com seu emprego é sinal que você não gosta mais da sua profissão, pode ser que a empresa atual não seja a ideal para você e mudar de empresa já resolveria o problema.
A transição de carreira não é apenas uma mudança de área, ela pode ser também uma mudança de cargo, e foi exatamente o que eu fiz, quando em 2019 completei 20 anos atuando no RH corporativo. Durante um bom tempo busquei outras possibilidades de trabalho, acreditando que não queria mais trabalhar no RH, quando eu realmente entendi que gostaria de trabalhar como Consultora de Carreira, atuando diretamente no desenvolvimento profissional. Hoje além de ter a minha empresa, também sou professora universitária. Então, tente explorar todas as possibilidades de atuação antes de mudar totalmente de área.
10 Dicas para plaenar a transição de carreira
Agora que você já tomou sua decisão, é necessário planejar para que a mudança seja bem-sucedida. Aqui trago 10 passos para considerar ao olhar para uma nova área de atuação:
- Entenda seu momento atual.
Observe como você se sente hoje no seu trabalho, seus objetivos e o que está buscando com a transição. Para isso, é valido se questionar sobre a rotina de trabalho que tem hoje e que deseja no futuro. - Busque informações sobre a área de atuação desejada.
Pesquise o máximo de informações sobre o mercado atual e tendências, principalmente nesse momento onde a inteligência artificial está cada vez mais forte nos cargos. - Estude e viva a experiência
Se a área desejada é completamente diferente da que você atua hoje, saiba qual a formação necessária para atuar nessa área. Para algumas profissões será necessário construir um portfólio, uma nova graduação ou certificações.
Crie um plano de desenvolvimento para a nova carreira. Observe o que já tem, o que precisa preencher e feche as lacunas. - Viva a experiência
O ideal é que você viva a experiência desse novo trabalho. Pode ser um trabalho voluntário, conversar com profissionais da área. Faça cursos que te exponham a realidade da nova ocupação, para que tenha uma maior segurança da sua escolha. Se você está numa área inicial, uma boa forma é buscar estágio ou programas de trainee. - Atualize seu currículo e perfis para sua transição
Prepare uma biografia contando sobre a sua trajetória e o motivo da transição de carreira. Atualize seu perfil no Linkedin, trazendo o conhecimento que você tem nessa nova área, suas novas experiências e desafios. - Crie sua lista de empresas
Ter uma lista de empresas é uma forma de começar a entender como funciona o mercado. Verifique as vagas disponíveis na área desejada e quais as competências necessárias para aplicar as vagas. Além disso, se questione porque está escolhendo essa empresa. Ela tem os mesmos valores que os seus? Ou colocou ela na lista porque ela tem boa reputação? - Faça networking
Converse com profissionais que já estão nos cargos que você pretende iniciar. Peça dicas, converse, crie relacionamentos. Networking é a estratégia que mais dá resultado, esteja aberto sempre a fazer novas conexões, seja presencial ou nas redes sociais. - Faça uma boa reserva financeira.
No início as coisas demoram para dar certo e ter uma reserva financeira vai tornar o processo mais leve. O ideal é ter pelo menos 1 ano de reserva. - Participe de processos seletivos
O maior desafio na transição de carreira é conseguir a primeira oportunidade de emprego, se não for vaga de estágio, é comum que a experiência seja um pré-requisito. Destaque no seu currículo as competências adquiridas ao longo da sua vida profissional e que tem relação com a nova área.
Demonstre como sua experiência anterior pode contribuir no seu novo trabalho. Mostre seu conhecimento teórico e outras experiências – mesmo não profissionais – que podem te ajudar nesse novo momento.
O importante é encantar a empresa que irá te contratar, mostrando sua paixão e determinação por começar numa nova área para que ela te dê uma chance de começar na nova profissão.
10.Busque apoio profissional para sua transição de carreira
A transição de carreira, requer atenção e muitas vezes é um processo solitário. Bisque um mentor, alguém que já percorreu esse caminho e irá te orientar. Considere contratar um profissional para planejar e executar sua transição.