O ESG está se tornando mais comum a cada dia, e impactando várias empresas ao longo dos anos.
O ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, que pode ser traduzido como Governança Ambiental, Social e Corporativa) trata-se de um conjunto de princípios e práticas que visam avaliar o impacto de uma empresa na sociedade e no meio ambiente, além de sua governança corporativa.
A origem do ESG
O ESG surgiu na década de 1970, em meio a preocupações crescentes com o meio ambiente e a atuação das empresas na sociedade. No entanto, sua popularidade só começou a crescer de forma significativa a partir da última década, com a crescente consciencialização sobre questões ambientais e sociais, além do aumento da responsabilidade corporativa (CSR).
Nos dias actuais, as Pessoas e empresas estão mais conscientes e atentas de como as suas acções afetam tudo e todos ao seu redor. O ESG não apenas ajuda as empresas a atrair uma força de trabalho mais diversificada, mas também as ajuda a ter um impacto positivo no mundo. As empresas estão mudando os modelos de negócios e adotando estratégias sustentáveis que são lucrativas e inclusivas para todas as partes. No entanto, para obter o máximo de benefícios do ESG, as empresas precisam alinhar as suas estratégias corretamente e incorporar todas as equipas para tornar a organização bem-sucedida em sua implementação.
ESG não pode ser apenas Marketing de causa.
O marketing tem em sua raiz uma relação causal directa – desejo, venda, produto, transação, etc. As estratégias ESG, por outro lado, falam de teoria da mudança, mudanças sistêmicas, impacto social, e precisam de profundidade, consistência e tempo tendo como beneficiário principal a sociedade, e não uma marca.
A necessidade de desenvolver propósitos e valores ambientais, sociais e de governança corporativa é um dos maiores desafios transformacionais que o marketing já enfrentou.
Até pouco tempo o papel do marketing era, principalmente, ajudar a impulsionar o crescimento, os lucros e a geração de leads de clientes, desenvolvendo a marca e a comunicação de uma empresa. Esses factores, embora importantes, não são mais dominantes.
As marcas e empresas têm atuado em práticas ESG para compensar o impacto que produzem nas comunidades nas quais pertencem, e mais do que um elemento na estratégia de marketing, o ESG deve servir como suporte para a tomada de decisões que levem em consideração os impactos positivos e negativos gerados pelas empresas.
Tornar o ESG efectivo dentro de uma instituição, estabelecer uma mudança cultural, aplicado à estratégia de marketing, traz resultados para as empresas e para todos que ganham com essas práticas.
Além disso, as práticas de ESG claras e definidas, transmitem uma mensagem positiva sobre a imagem de uma empresa para as partes interessadas, colaboradores e clientes em potencial.
Além do marketing; Marketing com propósito!
O caminho para este desafio tem se tornado mais claro a cada dia, e começa com o desenvolvimento e a adoção de valores e propósitos em tudo que é proposto, planeado e executado.
O propósito e os valores definidos devem fornecer uma missão social e ambiental abrangente para que as pessoas possam entender e aderir. Para ajudar a incorporar e promover os propósitos/valores, as estratégias de marketing são fundamentais para mostrar – interna e externamente – como elas estão vinculadas aos valores de uma empresa e metas ESG específicas.
Ter sempre clarificadas as maneiras de como melhorar o posicionamento da sua marca e incluir questões tão essenciais para a comunidade e o planeta devem fazer parte do plano de marketing nos dias de hoje.
Alguns benefícios do ESG na estratégia de marketing:
- Impacta directamente a sociedade
- Atrai e retém talentos
- Reduz riscos
- Facilita o acesso a novos mercados
- Fomenta o propósito da empresa e seus valores
- Fideliza clientes
- Fortalece a credibilidade da marca
- Engaja a comunidade como um todo
Ao usar o ESG como ferramenta de marketing de maneira responsável e transparente, as empresas podem destacar sua liderança com responsabilidade social e atrair clientes, investidores e colaboradores comprometidos com a sustentabilidade.
Ter em mente a importância do ESG para o negócio é, além de melhorar os processos, uma maneira de preparar uma empresa para um futuro próximo de inovações.