Temos acompanhado nos nossos dias constantes mudanças no mercado de trabalho, com destaque para a transformação digital e para o teletrabalho que nos têm dado uma visão diferente daquilo a que nos habituámos. Todos estes ditos fenómenos, acompanhados pela instabilidade económica mundial que tanto tem afetado as organizações, resultam na tão falada Liderança Humanizada. Para muitos, o tema ainda é um paradoxo, uma vez que as organizações são constituídas por seres humanos. Logo, automaticamente, já há a Humanização. Porém, na prática, não é bem assim.
O que é a Liderança Humanizada?
Assim sendo, a Liderança Humanizada é uma gestão que tem como premissas a solidariedade e a empatia, características que nem sempre são visíveis nos Líderes de hoje, bem como a inexistência de gestão emocional. Ao contrário do que alguns pensam, o Líder Humanizado não é o “fixe”, o que aceita tudo e o que não tem segurança psicológica.
Pelo contrário, a solidariedade e a empatia criam líderes corajosos, ousados, capazes de dar e receber feedback, de formar e desenvolver, de corrigir sempre que necessário, sendo considerados pelos seus liderados verdadeiras referências no ambiente de trabalho. Outro dado relevante, presente em estudos atuais, trata-se da constatação de que para os Talentos de hoje, os pacotes remuneratórios já não são o principal fator de atração, mas sim empresas nas quais também se sintam bem, acompanhados, valorizados, que consigam atingir acima de tudo, bem-estar e qualidade de vida.
Vantagens de uma Liderança Humanizada
Posto isto, a Liderança Humanizada é muito importante para as organizações e traz excelentes resultados e benefícios.
- Redução de turnover: Funcionários mais envolvidos, com um maior sentimento de pertença, gerando mais retenção
- Aumento da produtividade: Maior empenho das equipas nas suas tarefas e objectivos diários, tornando-se mais eficientes
- Reforço do Employer Branding: Colaboradores que são verdadeiros embaixadores das empresas e reforçam a percepção positiva da empresa, promovendo a retenção e atracção de quadros
- Melhores Quadros: Além de atrair os melhores Talentos, este tipo de liderança, permite um maior desenvolvimento dos Colaboradores, resultando em quadros diferenciados
- Clima organizacional saudável: Clima organizacional saudável e leve, onde a comunicação é positiva e existe respeito entre todos
Liderança Humanizada na UCALL
Na UCALL*, ao longo destes 14 anos, tem sido uma grande preocupação garantir que haja uma Liderança Humanizada e temos várias ações que visam fomentar a mesma, bem como aferir o estado real das nossas Lideranças. Realizamos inquéritos de clima organizacional, nos quais os liderados têm a oportunidade de dar as suas opiniões sobre a Liderança e criamos ações concretas com os resultados dos mesmos. No meu ponto de vista, a Liderança Humanizada deve ser vista como algo estratégico que deve ser fomentado nas organizações de hoje, com esforço e vontade.
Para tal, é necessário investir na formação dos líderes, fomentar a segurança psicológica nas equipas para que consigam ter uma comunicação aberta e igualmente indicarem pontos de melhoria nas suas lideranças. As organizações devem estar atentas às suas equipas, permitindo a abordagem a temas críticos e de alto impacto na motivação das pessoas, mas quando forem recolhidos esses inputs, devem-se dar a conhecer as medidas que serão implementadas, criando um clima de transparência e confiança junto dos Colaboradores.
*A UCALL é a empresa líder em Contact Center e Experiência de Cliente em Angola, contando já com 14 anos de experiência.