À procura de novas leituras de RH? Para evoluir na carreira de Recursos Humanos, é essencial estudar e reciclar conhecimentos – sempre. No âmbito dos Recursos Humanos, uma área que está em constante mutação – seja pela introdução de novas tecnologias, novos conceitos e tendências – não é diferente.
Posto isto, e dada esta necessidade de reciclagem, sugerimos 10 livros de RH que podem ser interessantes para qualquer profissional do sector.
10. “Conversas Cruciais” de Joseph Grenny e Kerry Patterson
Num Mundo em que as “Conversas Cruciais” são parte integrante do nosso dia-a-dia, este é um livro que se foca em técnicas para manter um diálogo fluido, mesmo em situações tensas. O intuito é que consiga atingir os seus objectivos, tanto profissionalmente, como a nível pessoal. Neste livro, aprenderá a sentir segurança, persuadir sem agressividade e alcançar o sucesso através do diálogo.
No fim de contas, o que qualifica as pessoas a serem chamadas de líderes é sua capacidade de influenciar as outras a mudar seu comportamento a fim de alcançar resultados importantes.
Kerry Patterson
9. “Scrum – A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho em Metade do Tempo” de Jeff Sutherland
Empresas como a Google, a Amazon, a Toyota ou até mesmo organizações como o FBI, devem parte do seu sucesso a algo que se explica com 5 letras: SCRUM. Trata-se de um método que tem em conta a forma como as pessoas realmente trabalham e não a forma como pensam que trabalham.
Segundo o autor, o SCRUM pode ser aplicado em qualquer empresa e permite o aumento da produtividade e da qualidade do trabalho. Uma óptima ferramenta para a área de Recursos Humanos.
8. “Criatividade – Como vencer as forças que bloqueiam a inspiração” de Ed Catmull e Amy Wallace
Neste livro, Ed Catmull, o co-fundador da Pixar conta quais são as técnicas que levaram esta empresa ao sucesso e como podem ser aplicados noutras organizações. Um livro com vários casos práticos e exemplos pessoais, que mostra como a Criatividade pode e deve ser aplicada em qualquer organização, com resultados extraordinários. Uma excelente leitura para acompanhar as tendências de Gestão e Recursos Humanos.
7. “Execução – A disciplina para atingir resultados” de Ram Charan e Larry Bossid
Há a teoria, há a prática e há uma combinação de ambas que leva aos resultados concretos. As metas são definidas, a estratégia é pensada, mas é preciso saber como unir ambas as coisas, eficazmente. “Execução” mostra precisamente como passar da visão aos resultados, numa empresa onde o envolvimento, o diálogo e a estratégia são o que verdadeiramente “faz acontecer”.
6. “Como funciona a Google” de Eric Schmidt e Jonathan Rosemberg
Um livro de práticas que desafia o actual papel dos Recursos Humanos, escrito pelos ex-CEO e antigo director de produtos da Google.
Este livro apresenta as técnicas inovadoras que permitiram à empresa estar sempre um passo à frente na sua área e ensinam como atrair e manter os chamados “criativos inteligentes”. Uma lição de novos princípios de gestão baseados na actividade da Google, com exemplos reais.
5. “Primeiro, Quebre Todas as Regras – O que os melhores gestores fazem de diferente” de Curt Coffman e Marcus Buckingham
1 milhão de trabalhadores e 80.000 gestores entrevistados e um resultado surpreendente! Neste livro, os melhores gestores revelam comportamentos que iam contra os manuais de boas práticas de gestão. Já os melhores trabalhadores revelam que procuram chefias que potenciam os seus pontos fortes, em vez de tentarem reprimir as suas fraquezas., conseguindo, assim manter-se produtivos nas empresas.
Este livro revela as 12 perguntas que uma empresa deve fazer para perceber onde estão os seus pontos fortes e como aumentar a produtividade.
4. “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” de Stephen R. Covey
Segundo o autor, vencer ou falhar é resultado de 7 hábitos que distinguem as pessoas bem-sucedidas das que fracassam.
Um livro que contém os princípios fundamentais da eficácia, quer para questões pessoais, quer profissionais. Com exemplos e ideias, mostra o caminho para um melhor desempenho, tendo já sido nomeado “o Livro de Negócios Mais Influente do Século XX”.
3. “QE. Inteligência Emocional” de Justin Bariso
Trata-se de um guia prático que permite compreender e gerir melhor as emoções, para um maior autocontrolo. Com várias dicas e exercícios práticos para potenciar a Inteligência Emocional, por forma a melhorar as relações, não apenas pessoais, como também profissionais.
2. “Reload. Menos Stress. Melhor performance“de José Soares
Com ambientes profissionais, hoje em dia, cada vez mais desgastantes devido à pressão constante, à carga de trabalho e à falta de descanso, o stress e o cansaço prejudicam a produtividade.
Neste livro, o autor aplica a sua experiência com atletas de alto rendimento no ambiente empresarial e mostra como a fórmula de performance dos 4 “R” ajuda a melhorar a eficiência de uma forma saudável e equilibrada.
1. “Gestão Descontraída, Mas Profissional – Como responder rapidamente aos desafios do negócio” de Ricardo Parreira
Um verdadeiro manual de boas práticas para atingir recordes de vendas e aumento dos níveis de felicidade na empresa.
E o melhor, segundo o autor, é que podem ser implementadas para aumentar facilmente o desempenho de qualquer organização. Com exemplos e casos reais, desvenda alguns segredos que estão na base do sucesso das maiores empresas, com simplicidade e transparência.
Gostou das nossas sugestões? Queremos saber quais as suas! Afinal, se há investimentos importantes, a leitura é um deles! Boas leituras!