O Kombersu RH (KRH) é um evento criado e lançado no mês de Maio de 2022, por profissionais apaixonadas por Gestão de Pessoas em Cabo Verde. São elas:
- Cláudia Vieira – Chefe do Departamento dos Recursos Humanos da Rádio Televisão Cabo-Verdiana, S.A (RTC)
- Carmelita Santos – Directora de Recursos Humanos da Agência Nacional de Água e Saneamento (ANAS) e
- Saline Barbosa -Técnica de RH da Empresa de Tráfego e Estiva, S.A (Grupo ETE)

Estas 3 mulheres tinham a ambição de empoderar e desenvolver os profissionais de Recursos Humanos em Cabo Verde, através da criação de um evento mensal, presencial, realizado num ambiente descontraído. Pretendiam que fosse também um evento inclusivo e de aprendizagem, onde profissionais de RH de diversas instituições nacionais – do sector público, privado e sem fins lucrativos – se juntassem para partilhar, analisar e debater temas importantes e actuais de RH. Deste modo, o Kombersu RH tem proporcionando reflexões riquíssimas sobre temas variados, do universo da gestão e desenvolvimento dos Recursos Humanos, para além de incentivar a reciclagem continua de conhecimentos dos profissionais.
Outrossim, o Kombersu RH é mais do que um evento de RH, visa ser um verdadeiro “momento” do profissional do RH. Aqui existe uma efectiva rede de apoio mútuo, assim como de fortalecimento e motivação para que os profissionais de RH humanos sejam mais eficientes, eficazes e resilientes no desempenho das suas funções diárias. Deste modo, trabalha-se o aperfeiçoamento contínuo, tanto técnico como comportamental das pessoas que cuidam diariamente do activo mais relevante de qualquer organização, as pessoas.
Momentos do Kombersu RH
Para esse efeito, o KRH está organizado em 4 momentos, designadamente:
- PALESTRAS: Em cada edição do KRH é escolhido um tema para apresentação, análise e discussão como forma de levar conhecimentos relevantes, úteis e de qualidade para os participantes. É, igualmente, escolhido um profissional com experiência reconhecida para falar sobre o tema e interagir de forma presencial e descontraída com os participantes.
- DINÂMICAS: Para que os participantes assimilem melhor as informações transmitidas em cada edição e se sintam mais à vontade para partilhar experiências, iniciativas, ideias. Para isso, são realizadas dinâmicas de grupo e individuais, sempre alinhadas com o tema de cada sessão.
- DEBATES: Após a apresentação do tema, inicia-se o momento de debates intitulado de “Kombersu”, onde todos, sem excepção, são convidados a falar e a apresentar o seu ponto de vista, enriquecendo a apresentação e contribuindo com perspectivas práticas do dia-a-dia. É o que torna o KRH num evento único e diferenciado. Aliás, de realçar que desde a criação do evento houve sempre a preocupação em abordar os tópicos numa perspectiva prática. E sempre enriquecidos por diversas perspectivas, vivências e experiências de cada orador e participante.
- NETWORKING: Ao longo de cada edição é estimulada a realização de networking entre os participantes. Deste modo, estamos a estimular a partilha de boas práticas, iniciativas e ideias que possam beneficiar os profissionais e as instituições envolvidas. E permite, igualmente, a criação de uma forte rede de contactos e de colaboração entre os participantes.
As regras do KRH
Para o bom funcionamento do KRH e um melhor proveito de cada sessão, foram criadas 5 regras de ouro, nomeadamente:
- PARTICIPAÇÃO: Cada participante deve sentir-se livre para participar e intervir, expondo dúvidas, ideias, opiniões e conhecimentos, conforme o tempo que lhe for atribuído.
- PONTUALIDADE: Cada participante deverá cumprir de forma rigorosa o horário indicado, que é de extrema importância para o desenvolvimento das actividades programadas;
- ESCUTA ACTIVA: Todos os participantes devem estar imersos no evento. Para tal, devem evitar uso do telemóvel ou outros meios de distracção, concentrando-se exclusivamente em escutar, aprender e partilhar. Respeitando sempre o ponto de vista e a experiência do outro, livres de julgamentos, críticas ou pré-conceitos;
- APRENDIZAGEM: Todos os participantes devem contribuir com experiências e conhecimentos para enriquecer as partilhas feitas durante o Kombersu RH. Assim poderão proporcionar um ambiente de aprendizagem contínua e de melhoria do perfil profissional de cada participante no contexto laboral onde encontra-se inserido.
- CONFIDENCIALIDADE: Todas as informações partilhadas, que impliquem terceiros e/ou instituições do qual os participantes fazem parte, ficam no âmbito do grupo. Há o compromisso e o dever de sigilo entre os respectivos participantes, salvaguardando assim o principio de confidencialidade das experiências e informações partilhadas.
Edições antigas do KRH
Com efeito, ao longo do ano de 2022, o ano de lançamento do KRH, foram realizadas 7 edições, onde foram abordados temas pertinentes na área dos RH. Os temas apresentados por especialistas de renome a nivel nacional e internacional. Até à data, os temas abordados foram:
- 1ª Edição – Avaliação de desempenho na prática;
- 2ª Edição – RH tudo hora: Hora doce, hora margós (tradução: RH a tempo inteiro: momentos doces e momentos amargos);
- 3ª Edição – Felicidade no trabalho: uma realidade possível;
- 4ª Edição – O poder do mindfulness para o profissional do RH;
- 5ª Edição – Mindset digital: Os benefícios para o RH;
- 6ª Edição – Liderar as pessoas através da energia das cores;
- 7ª Edição – Principais tendências de RH para 2023.
Kombersu RH 2023
No próximo dia 27 de Janeiro de 2023, haverá a 8ª edição do KRH. O tema deste ano será “Propósito na prática”. A ideia é abordar o propósito numa perspectiva realista e descomplicada para que cada participante possa reger a sua vida profissional e pessoal de forma alinhada com o seu propósito de vida. Um tema bastante falado ultimamente no universo dos Recursos Humanos, mas que poucos sabem como colocar na prática.
Já imaginou como seria trabalhar e viver alinhado ao seu propósito de vida? É a essa e outras questões que iremos responder na 8ª edição do KRH.
Organização do Kombersu RH em Cabo Verde
De se salientar que o KRH também possui uma vertente filantrópica materializada através do KRH Solidário. O KRH Solidário visa a realização de acções sociais, com foco nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), contribuindo para diversas causas sociais, incluído a capacitação e preparação voluntária e gratuita de jovens menos favorecidos de Cabo Verde, apoiando na inserção dos mesmos no mercado de trabalho e/ou incentivo a criação do próprio emprego.
Se quiser saber mais sobre este evento de RH, consulte o Linkedin do Kombersu RH.