Afinal, quando falamos em estudar Recursos Humanos, estamos a falar de quê? Quais os melhores cursos? Ou que disciplinas são essenciais?
Pode dizer-se que o sector de Recursos Humanos é a espinha dorsal das relações organizacionais dentro de uma empresa. Daí que, nos cursos de Administração ou Gestão, seja uma disciplina sempre presente. Todavia, para estudar Recursos Humanos não é preciso frequentar um curso de Administração, uma vez que existem licenciaturas próprias, de conteúdos bastante abrangentes. Além disso, sendo um sector tão importante numa empresa, há outros cursos que privilegiam cada vez mais esta temática no programa curricular. Para além da área de Gestão, a Psicologia ou o Direito também têm disciplinas dedicadas à Gestão dos Recursos Humanos.
Sem dúvida também que esta é uma área em clara ascensão. Depois da pandemia Covid-19 e da crise subsequente, as empresas perceberam que a melhor forma de vingarem no mercado seria através de uma gestão eficiente da sua equipa. Daí que, empresas que não dispunham deste sector implementado até então, optaram por incluí-lo para melhor avaliar as condições de trabalho e aumentar a produtividade.
Em que consiste estudar de Recursos Humanos?
De uma forma geral, podemos dizer que as áreas de intervenção abrangem 5 pontos essenciais:
- Gestão de Pessoas: O People Management está no centro de todas as actividades de Recursos Humanos. Por isso, é das primeiras e principais matérias a estudar. Aqui aprendem-se os mecanismos generalizados acerca da gestão das Pessoas através do desenvolvimento de várias valências, tais como a liderança ou a capacidade de interacção com diversos tipos de personalidades.
- Gestão de projectos: Nesta área estuda-se como planear, implementar, executar e monitorizar o trabalho de uma equipa, com vista à conclusão. Ainda, prepara o futuro profissional para definir e criar métodos para atingir objectivos específicos, dentro de prazos previamente estipulados.
- Sociedade: Num mercado de trabalho cada vez mais diversificado, o entendimento cultural, psicológico e sociológico é de extrema importância. Assim, nesta matéria o foco é nas interações, tanto a nível individual, como colectivo. Deste modo, é possível identificar possíveis particularidades de cada colaborador e desenvolver estratégias para as valorizar. O mesmo se aplica a uma equipa de trabalho.
- Legislação: Ainda que não seja a principal área de actuação, qualquer profissional de Recursos Humanos deverá estar dentro à legislação em vigor. Só assim poderá garantir que todos cumprem as normas comuns, bem como conhecer em detalhe os direitos e deveres dos trabalhadores e da empresa.
- Responsabilidade social e ambiental: A sustentabilidade é a palavra de ordem da sociedade actual. As decisões tomadas numa empresa têm impacto tanto a nível social, como no ambiente. Pode inclusive dizer-se que estas duas responsabilidades são complementares. A utilização de recursos ou matérias-primas, o respeito pelo meio ambiente e o impacto ambiental causado são todos factores a ter em conta. Até porque estão intrinsecamente ligados à sociedade circundante. Cabe ao profissional de Recursos Humanos garantir uma gestão social e ambiental responsáveis, através da implementação de melhores práticas de trabalho.
Como se pode aferir, estudar RH uma área de grande polivalência. Afinal, o estudo e as competências vão muito além do indivíduo em si. Porque um melhor entendimento do colaborador passa também pela sociedade que o rodeia, pela lei e pelo meio ambiente.
Quanto mais o mercado de trabalho evolui, fruto da mudança social actual, mais necessária se torna a presença de um profissional de Recursos Humanos qualificado numa empresa.