Saber gerir conversas difíceis em RH mais do que uma habilidade, tem de ser uma competência de um profissional de Recursos Humanos.
Por mais que haja um esforço para promover um ambiente de trabalho saudável e equilibrado, adversidades e conflitos fazem parte. E se às vezes a gestão de conversas difíceis em RH passa por dizer que não a um aumento de salário ou a ter de adiar uma promoção, podem haver casos mais complexos e delicados, como lidar com o assédio sexual no local de trabalho ou o despedimento de um colaborador. Assim sendo, um bom gestor de RH não pode nunca evitar, nem adiar estas conversas. Afinal, conversas difíceis fazem parte da sua rotina profissional. Portanto, é essencial aprender a conversar.
3 Dicas para gerir conversas difíceis em Recursos Humanos
1. Preparar-se bem
Para começar, prepare-se bem para não ser apanhado desprevenido. Informe-se antes de iniciar a conversa e, sempre que possível, muna-se de documentação que lhe pode ajudar nesta tarefa.
Prepare atendente o que vai dizer, estruturando de forma clara o seu discurso. Deste modo, não corre o risco de se esquecer de algo, nem de deixar algo por esclarecer. Uma boa preparação é essencial também para si, para se sentir menos nervoso e inseguro quando a conversa difícil chegar.
2. Ser firme e direto
Na hora de passar a sua mensagem, seja pragmático e rigoroso. Não deixe espaços para dúvidas, nem para incertezas. Ao mesmo tempo é essencial que exponha os seus argumentos.
Igualmente importante é focar-se no essencial, evitando divagações – suas e também do colaborador.
3. Escutar o outro lado
Mesmo quando o seu juízo e/ou decisão estão já definidos, dê espaço ao outro lado para se expressar. Assim sendo, ouvir o outro lado e o seu ponto de vista é essencial. Nada como aplicar algumas técnicas de escuta ativa, para conseguir minimizar possíveis efeitos negativos que possam surgir da conversa. Verá que o seu interlocutor se sentirá menos injustiçado e/ou revoltado com aquilo que está a comunicar.
Não se esqueça também que ouvir o outro lado é essencial quando se quer tomar uma decisão justa e ponderada. Por isso, não deixe de escutar.
Siga estas nossas dicas e transforme uma conversa difícil numa conversa produtiva.