Samuel Maputso é desde o ano passado Director Regional de Recursos Humanos do Access Bank Moçambique, banco onde trabalha desde 2016 e onde começou como Director de RH. Enquanto profissional de RH, o seu principal objetivo é ajudar as organizações a transformar o seu departamento de RH num parceiro estratégico de negócios, ao mesmo tempo em que oferecem serviços de classe mundial. Na Talent Magazine entrevistámo-lo e ficarmos a saber mais sobre ele e a sua carreira inspiradora.
- Nome: Samuel Maputso
- Idade: 50 anos
- Nacionalidade: Sou de Moçambique
- Profissão: Director Regional de Recursos Humanos
- Instituição: Access Bank
- Anos de experiência: 29
- Formação académica relevante: Licenciatura em Psicologia & Pedagogia, mestrando em Governação & Desenvolvimento Sustentável e Mestrado em Ciências de Gestão
- Qual foi a sua motivação para seguir esse caminho: O meu objectivo foi me tornar um profissional multifacetado, capaz de contribuir em diversos aspectos da vida das Pessoas e das organizações.
- O que é que o seu trabalho representa para si? Uma forma de realizar o meu propósito de ajudar líderes e organizações (uma de cada vez) a atingirem produtividade de classe mundial.
- Momento profissional mais marcante (pela positiva): A liderança do processo de Gestão da Mudança no projecto da fábrica Greenfield da Coca-Cola. Outro momento foi a participação num projecto global de desenvolvimento de liderança da Centre for Creative Leadership (CCL).
- Momento profissional mais marcante (pela negativa): Um episódio de falta de apoio do superior hierárquico, quando fiz tudo pra defender os interesses da empresa, perante um fornecedor de serviços desonesto.
- Características profissionais que melhor o definem: Coach, bold, mente aberta e criador de pontes.
- Em outra vida, que outra profissão teria seguido? “Gestão de Pessoas, mas em Desenvolvimento Organizacional.
- Filme favorito: Não sou de filmes.
- Frase que lhe inspira: “First Break All The Rules”