Nelson Ferreira Pires é o Presidente do Conselho de Administração da Fundação Marquês de Pombal, uma fundação que tem contribuido para o desenvolvimento cultural e social, dando apoio a crianças, jovens e famílias.
Além disso, é também Diretor Geral e Administrador da Jaba Recordati, uma empresa integrante do Recordati Group, que opera no sector farmacêutico. em Portugal.
- Nome: Nelson Ferreira Pires
- Idade: 50 anos
- Nacionalidade: Portuguesa
- Profissão: Diretor geral e Administrador da Jaba Recordati e Presidente da Fundação Marquês de Pombal
- Anos de experiência: 30
- Formação académica relevante: Licenciatura em Direito e MBA em Gestão. Pós-graduação em Gestão de Marketing com especialização em Gestão de Negócios Farmacêuticos
- O que é que o seu trabalho representa para si? É a minha segunda missão de vida, depois da minha família. Todos os dias sinto que contribuo para uma comunidade melhor e ajudo os profissionais a salvar vidas!
- Momento profissional mais marcante (pela positiva): Quando fui promovido pela primeira vez a Gestor de Pessoas, com 23 anos – antes era Delegado de Informação Médica e fui promovido a Sales Manager. Na altura, o reconhecimento pela gestão da Tecnifar (a empresa farmacêutica onde trabalhava), de que apesar da idade, tinha talento e maturidade para ter sucesso a gerir uma equipa de 14 colaboradores, foi muito importante.
- Momento profissional mais marcante (pela negativa): Quando tive que fazer o primeiro downsizing de uma estrutura comercial há 21 anos. Fui obrigado, pela decisão dos headquarters, a “despedir” pessoas com valor e óptimos profissionais e que, apesar de tudo, teriam de o ser para preencher o número decidido pelo management.
- Características profissionais que melhor o definem: Justo, leal, focado, divertido e algo teimoso e inconveniente. Alguém que diz sempre o que pensa (mesmo quando não deve!!).
- Em outra vida, que outra profissão teria seguido? Seria exatamente o mesmo, a fazer o mesmo. Adoro o que faço!
- Filme favorito: “A Lista de Schindler”, que mostra como se pode ser generoso num momento tenebroso da humanidade
- Música ou grupo da sua vida: Os U2 são memoráveis
- Uma frase: “O segundo é o primeiro dos últimos” de Ayrton Senna e também “Quem estará ao teu lado nas trincheiras? E isso interessa? Mais que a própria guerra!”, de Winston Churchill
- O que mais gosta de fazer nos tempos livres: Adoro escrever e viajar com a minha família
- No futuro, como é que gostaria de ser lembrado. Qual crê que será o seu legado? Gostaria de ser lembrado como alguém que contribuiu para deixar pessoas melhores no mundo
- Na cidade onde vive, que recomendação dá a quem a visita pela primeira vez: Vivo e Lisboa, em Portugal e recomendo que visite o Terreiro do Paço, uma das praças mais imponentes e fabulosas do mundo!
- Planos para a reforma: Reformar-me ativamente, ou seja, continuar a contribuir através de uma fundação ou associação. Mas também apoiando os meus filhos a educarem os seus filhos, criando cidadãos distintos com óptimos valores