Eva Rosa Santos é a fundadora e CEO da Liderança Feminina em Angola, um colectivo que tem trabalhado e lutado para valorizar e reforçar a importância da liderança feminina. Com mais de 25 anos de experiência no sector de Recursos Humanos, Eva Rosa Santos é hoje uma referência em Angola e para outras mulheres empreendedoras dos países lusófonos, devido à sua determinação e paixão. Neste “carreira inspiradora”, procurámos saber um pouco mais sobre esta “cuidadora nata”, sobre o o seu percursos, sonhos e interesses.
- Profissão: Fundadora e CEO
- Empresa: Liderança Feminina em Angola e empresária
- Idade: 48 anos
- Nacionalidade: Portuguesa e angolana
- Anos de experiência: Aproximadamente 25 anos em RH.
- Estudos: Sou licenciada em Psicologia Social e das Organizações, pelo ISCTE –IUL Instituto Universitário de Lisboa e tenho também uma especialização em Gestão de Empresas – Universidade Politécnica de Madrid e em Recursos Humanos pela Universidade Católica de Lisboa
- Qual foi a sua motivação? Queria ser médica, para salvar e tratar das pessoas, mas tornei-me psicóloga organizacional e acabei por cuidar das pessoas nas organizações por onde passei e passo. Actualmente enquanto empreendedora e Fundadora da Liderança Feminina em Angola, continuo a valorizar o mais importante nas Pessoas, a sua capacitação e desenvolvimento, sobretudo nas áreas de Liderança.
- O que é que o seu trabalho representa para si? A oportunidade de co-criar, desenvolver e ter e dar voz a todos, especialmente às Mulheres que queiram elevar a sua carreira a um outro nível, através de ferramentas como mentoria e coaching. Mas também o de poder contribuir para o desenvolvimento de futuras líderes. Considero, o meu trabalho absolutamente necessário, inspirador e que me traz felicidade.
- Momento profissional mais marcante (pela positiva): A decisão de apostar a tempo inteiro nos meus projectos, iniciativas, empresa. Depois de quase 25 anos em carreira corporativa na área dos Recursos Humanos, ter-me desafiado neste no último ano em a seguir uma carreira enquanto empresária, assumindo o compromisso de reposicionar a Liderança Feminina em Angola, com a continuidade da sua área de Responsabilidade Social, mas também estar mais próxima das Organizações, tem sido um desafio absolutamente fantástico!
- Momento profissional mais marcante (pela negativa): A tomada de consciência de gestores e chefes, que não agregavam valor e que eu não gostaria de ser esse tipo de líder. Isso permitiu-me acima de tudo valorizar o que é importante enquanto líder e que tipo de líder eu queria ser. Compreendendo também o que não quero ser enquanto líder.
- Características profissionais que melhor a definem: Resiliente, ética, apaixonada, querer co-criar e sair “da caixa”
- Em outra vida, que outra profissão teria seguido? Médica.
- Filme favorito: Muitos… mas os de desenhos animados. Um filme que me marcou enquanto criança (em 1984) foi o “Historia interminável”, do escritor Michael Ende e adaptado para o cinema. O poder da imaginação em que se torna real, sonhos que se tornam reais. Acho que todos deixamos de imaginar demasiado cedo.
- Livro que sempre recomenda: “O meu livro que é o teu livro, todos temos voz!” e que foi escrito por mim!
- Música ou grupo da sua vida: Unforgettable de Nat King Cole
- O que mais gosta de fazer nos tempos livres: Gosto de ir ao cinema, adoro viajar, conhecer novas culturas. E no dia-a-dia estar com aqueles que me fazem feliz.
- No futuro, como é que gostaria de ser lembrada. Como a Mulher que elevou a Voz das Mulheres Líderes a um novo patamar.
- Na cidade onde vive, que recomendação dá a quem a visita pela primeira vez: Apreciem os contrastes da cidade de Luanda. Deixem-se levar pelo maravilhoso por do sol em qualquer local da nossa cidade, na fortaleza, frente ao mar, no miradouro da lua, … A experiência é absolutamente magica!
- Planos para a reforma: Continuar a fazer o que gosto, acho que nunca me irei reformar, apenas abrandar, mas continuar sempre a aprender e espero que a INSPIRAR.
- Frase que sempre o/a inspira: “Um dia de cada vez”.