Elsa Saumba é a Directora de Recursos Humanos da G4S Angola, uma empresa líder em serviços de segurança e de instalações, que fornece serviços de segurança e tecnologia inteligente de ponta em todo o mundo. Fique a conhecer mais sobre esta angolana e sobre a sua carreira inspiradora, que começou na começou a trabalhar na G4s como segurança, tendo tido posteriormente a oportunidade de entrar na área administrativa e, com garra e um trabalho exemplar, chegou a Directora de Recursos Humanos.
- Nome: Elsa Mariza Manuel Saumba
- Idade: 34 anos
- Nacionalidade: Angolana
- Profissão: Directora de Recursos Humanos
- Instituição: G4S Angola
- Anos de experiência: 13
- Formação académica relevante: Licenciatura em Gestão e Administração de Empresas, Contabilidade e Fiscalidade
- Qual foi a sua motivação para seguir esse caminho: Paixão pelo mundo dos negócios.
- O que é que o seu trabalho representa para si? Para mim, o trabalho é o caminho da minha autorrealização, pois com ele construo a minha identidade e os vínculos sociais..
- Momento profissional mais marcante (pela positiva): Foi quando me foi dada a proposta de fazer parte da área administrativa de suporte, tendo encarado aquilo como a grande oportunidade de começar o meu percurso profissional, pois também sabia que podia mostrar o meu potencial, pois já nessa altura era apaixonada por Pessoas.
- Momento profissional mais marcante (pela negativa): Quando devido à pandemia Covid-19, tive de demitir cerca de 300 trabalhadores da empresa, por falta de postos para os alocar. Isto aconteceu, porque muitos dos seus clientes tinham voltado aos seus países de origem.
- Características profissionais que melhor a definem: Organização, empatia, comunicação, gestão de de mudanças, resolução de problemas, orientação para resultados, entre outras.
- Em outra vida, que outra profissão teria seguido? Médica.
- Filme favorito: O Guarda-costas.
- Livro que sempre recomenda: “Os 7 hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” de Stephen Covey
- Música ou grupo da sua vida: Tocando em Frente de Paula Fernandes
- Frase que lhe inspira: “Tente mover o mundo, o primeiro passo será mover a si mesmo”, de Platão
- O que mais gosta de fazer nos tempos livres: Ouvir música e ler.
- No futuro, como é que gostaria de ser lembrada. Qual o seu legado? Como uma pessoa que influenciou e inspirou outras Pessoas e que participou activamente no crescimento pessoal e realização profissional de outras pessoas.
- O que deve uma pessoa visitar na cidade onde vive: Quando uma pessoa visita Luanda, deve visitar obrigatoriamente a nossa ilha de Luanda, a ilha do Mussulo. E, claro, em Angola, comer o nosso Mufete, o Calulo de Cane seca. E também experimentar as nossas noites dançantes cheias de euforia, sem esquecer de visitar o nosso mercado de artesanato.
- Planos para a reforma: Ter uma empresa de Consultoria em RH e Formação, com uma equipa forte de apoio de formas a facilitar curtir a minha velhice em paz.