Para combater a solidão da terceira idade, a cadeia de supermercados holandesa Jumbo decidiu criar uma “caixa lente”. O objetivo é que nesta caixa, os mais velhos possam ser atendidos sem pressas, permitindo dois dedos de conversa entre os idosos e o funcionário que está na caixa. Com esta iniciativa, espera-se que, neste caixa, os clientes se sintam mais à vontade para conversar e, com isso, minimizar um pouco a solidão que sentem no dia a dia.
Porquê combater a solidão?
Segundos os Recursos Humanos da Jumbo, a solidão é um problema que afecta sobretudo os holandeses idosos.
De acordo com estatísticas locais, na Holanda, os maiores de 75 anos já superam o um milhão de habitantes e, num estudo recente, 33% disse sentir-se moderadamente solitário. Esta informação foi suficiente para a Jumbo adaptar o seu estabelecimento:
Queremos ser mais do que apenas um lugar onde se fazem compras. Para isso, ajudamos, nas nossas lojas, através de um manual, a sinalizar a solidão entre os clientes e a criar boas iniciativas locais. Várias lojas têm ainda um “cantinho de conversa”, onde os clientes podem tomar um bom café e conversar com os seus vizinhos.
Colette Cloosterman-van Eerd, CCO do Jumbo
A solidão mundial
Embora para muitos, a pandemia tenha acelerado o isolamento social e os seus efeitos, afetando a nossa saúde mental e até a nossa expectativa de vida, a verdade é que a solidão é já assinalada como um problema ao nível global.
E embora os mais velhos sejam os que mais a sentem na pele, são cada vez mais os jovens a sofrer com ela.
Por tudo isto, cada vez mais países e organismos – e consequentemente empresas – começam a encarar a solidão como um problema que requer vigilância, inclusive ao nível da saúde. Também não é um problema limitado à cobertura geográfica, nem a uma faixa etária exclusiva.
Nesse sentido, em Portugal, já se chegou mesmo a falar da possibilidade de criar uma Secretaria de Estado da Solidão, com medidas políticas preventivas e de acção real no combate a este problema.