Massagem em pleno horário de trabalho? A ideia, que poderia parecer inusitada há alguns anos, ganha cada vez mais adeptos e faz parte de uma abordagem ampla que tem em conta o bem-estar individual do colaborador. Essa solução, que ajuda à diminuição do stress e ao aumento da produtividade, reflete uma mudança significativa na forma como as empresas encaram a vida profissional e o bem-estar dos seus colaboradores.
Num mundo de trabalho cada vez mais competitivo, os termos “vida profissional” e “bem-estar” deixaram de ser antagónicos para ganhar cada vez mais protagonismo. As empresas que desejam reter os melhores talentos perceberam que devem fazer mais do que “apenas” oferecer um bom salário. Estudos em várias indústrias, incluindo insights da Organização Mundial da Saúde (OMS), mostram que o bem-estar dos funcionários está diretamente ligado à sua produtividade e satisfação.
Recentemente, um inquérito realizado pelo Laboratório Português dos Ambientes de Trabalho Saudáveis trouxe dados alarmantes: 50,6% dos trabalhadores em Portugal estão em elevado risco de burnout, com 80% dos profissionais a apresentar pelo menos um sintoma. O burnout é um estado de exaustão física, emocional e mental que afeta negativamente tanto o bem-estar dos colaboradores quanto a produtividade das empresas, incluindo pelo tempo que a recuperação pode levar. Proporcionar estratégias para o evitar pode e deve ser uma das preocupações das chefias, passando pela disponibilização de apoio psicológico e focando numa cultura de bem-estar e felicidade no trabalho.
As massagens no escritório
A “invasão de massagistas” surge como uma resposta a esse desafio, já que as massagens ajudam a relaxar os músculos, liberar endorfinas e promover uma sensação de bem-estar geral, melhorando o equilíbrio emocional.
Ações inusitadas e inesperadas são das que melhor resultam, pois são acrescidas do efeito surpresa e sentido de recompensa, como confirmam empresas como o BNP, Vodafone e Leroy Merlin, que confiam nessa abordagem, com as chefias a notar uma melhoria do ambiente de trabalho e aumento da motivação. As ações de team building e os momentos de quebra-rotina já têm um impacto significativo na motivação e envolvimento das equipas, e especificamente a introdução de ações com massagistas e terapeutas potencia ainda mais esses resultados.
Reconhecendo o bem-estar como um fator essencial à felicidade e produtividade no trabalho, os líderes que adotam essa abordagem estão na vanguarda de uma mudança significativa na sua cultura organizacional. As empresas que se adaptarem a essa nova era de cuidados podem encontrar-se não apenas à frente na retenção de talentos, mas também na vanguarda de um ambiente de trabalho mais saudável, feliz e produtivo.