Vivemos num mundo cada vez mais volátil, complexo e extremamente competitivo. É um facto incontornável, a que todos nós estamos sujeitos, nas mais variadas dimensões da nossa vida.
Exatamente por isso, é vital a qualquer ser humano, manter o mínimo de equilíbrio, entre a saúde física e a saúde mental. O grande problema está exatamente nesse ponto. As pessoas precisam interiorizar, que a manutenção da saúde psicofísica, é algo vital, imperativo e de carácter obrigatório. Um organismo sem saúde física e psicológica, não funciona em nenhum contexto.
Logo, é impossível sermos bons colaboradores, pais, filhos ou cônjuges padecendo de maleitas impeditivas que nos bloqueiam, para estarmos e darmos o nosso melhor a quem amamos e às nossas empresas.
Felicidade fisiológica
Os seres humanos apresentam uma fisiologia única, que funciona através do estímulo do movimento. Sem movimento nas nossas vidas, sem algum tipo de atividade física, os nossos músculos atrofiam, e o nosso cérebro torna-se menos eficiente. Este é o segundo facto, ao qual não podemos fugir.
A nossa felicidade fisiológica, como carinhosamente lhe chamo, está inevitavelmente conectada ao exercício físico, porque este provoca adaptações positivas indispensáveis a um bom desempenho. E é uma VIA COM DOIS SENTIDOS.
Para que resultados positivos surjam, é preciso compreender que uma saúde física e mental são uma responsabilidade pessoal, mas também corporativa.
Colaboradores e empresas podem e devem trabalhar em equipa, para garantir as melhores condições, para a prática desportiva, mas também para um ambiente de trabalho são e produtivo.
Do ponto de vista individual, o grande desafio consiste em manter uma rotina disciplinada e bem organizada, com espaço para a prática de exercício físico moderado. A par com uma alimentação, que evite a comida processada, em prol de alimentos orgânicos com os nutrientes que alimentam verdadeiramente.
Segurança psicológica e felicidade
Na Era das Pessoas, é fundamental que as organizações promovam ambientes de trabalho saudáveis, com vista a proteger a saúde mental do seu capital humano. A segurança psicológica e a saúde mental são muito mais que conceitos. A meu ver é uma meta que deve estar sempre presente, e num sistema de melhoria contínua.
As corporações devem implementar, tanto quanto possível uma cultura de feedback (sem receio de represálias), uma comunicação mais transparente e efectiva, um espaço para o erro e a criatividade e, definitivamente, procurar (tanto quanto possível), funcionar com metodologias ágeis.
Wellness Corporativo
Assim sendo, existem várias formas de melhorar o bem estar nas empresas. Deixo-vos algumas:
- Ginástica laboral;
- Programas estruturados de team building;
- Acordos com ginásios de proximidade e
- Criação de equipas desportivas de cariz amador e inclusivo.